Pular para o conteúdo principal

Resenha do livro: O armário (4ªed.)

Livro: O armário: vida e pensamento do desejo proibido (4ª ed.).
Autor: Fabrício Viana

Entre e saiba mais do livro e da vida deste militante gay!


Produzido pela Editora Orgástica e com um material de qualidade, o livro O armário: vida e pensamento do desejo proibido do escritor e militante gay Fabrício Viana, é uma ótima opção para quem quer conhecer um pouco mais sobre o processo de entrada e saída do armário; entender quais as causas que levaram a nossa sociedade a ser exatamente da maneira como é hoje: homofóbica e machista.
O livro é dividido em duas partes: na primeira ele relata de maneira muito explícita e orgânica toda a sua trajetória como homossexual; seus desejos internalizados, suas angústias, sofrimentos e descobertas. Fabrício é formado em bacharel em Psicologia e mora atualmente com seu marido na grande capital, São Paulo.

A primeira parte do livro nos revela dramas que são comuns a todo homossexual, o processo de se autoconhecer, de se entender, de se ver como algo que a sociedade não espera, e de que a sociedade ainda não compactua. De maneira bem sutil e interessante, o autor nos narra sua história em primeira pessoa e dá aspectos íntimos sobre sua vida, fazendo-nos conhecer e se familiarizar ainda mais com o mundo gay. Os relatos das boates frequentadas, dos outros homens por quem ele se interessou, o primeiro beijo, a primeira relação sexual, o próprio preconceito internalizado (a homofobia internalizada), os desejos e o machismo que inteiram a sua personalidade quando jovem, nos dá a noção de que é preciso combater as informações deturpadas que existem a respeito dos homossexuais.
Ainda na primeira parte, é relatado o drama de contar ou se assumir aos pais, a fase do medo e da entrega aos desejos que sempre pareceram ser proibidos e que precisavam ser externalizados. Um aspecto muito interessante diz respeito a maneira como gays já assumidos e que vivem bem com sua homossexualidade influenciam os que ainda não são assumidos ou que estão vivendo as neuroses de um armário fechado a sete chaves.
O autor termina sua trajetória nesta parte, relatando seu último casamento com outro homem (ele deixa claro que é gay), e que vive hoje um relacionamento estável e feliz.
A segunda parte faz referência a estudos psíquicos que Fabrício vem fazendo há anos e que, no meu ponto de vista como resenhista, são de muita importância na construção de argumentos e entendimento da homossexualidade, por ela ser tão julgada e marginalizada atualmente.
O medo é relatado como sendo intrínseco ao ser humano, e que por conta dele as pessoas não conseguem se assumir; porém, como sabemos, o medo não é gerado do nada, ele tem uma causa, uma que está explícita: o machismo, a sociedade tradicional, acarretando numa verdadeira neurose de que os desejos homossexuais são proibidos.
Dentre os temas abordados nesta segunda etapa do trabalho de Fabrício, podemos ressaltar: a desmistificação da masturbação; a sexualidade nas escolas (que eu julgo ser de extrema importância, já que a escola é um meio social em que a construção da identidade sexual do indivíduo está sendo formada); a família que não gosta ou não quer dar informação aos próprios filhos sobre o sexo, pois não tem conhecimento e a tradicionalidade não os deixam fazê-la; a história da condenação, em que é relatado e aprofundado a história da homossexualidade e como ela se tornou algo tão negativo; a questão da religião que está extremamente envolvida no processo de marginalização da comunidade LGBTT, já que aquela é extremamente alienante a ponto de conduzir o ser humano a ficar preso no armário por muito tempo; o papel das instituições de ensino superior em transparecer o assunto aos graduandos e ter a capacidade de fazer permear estas informações aos demais; a desconstrução do conceito de família perfeita e dos bons costumes, pois família não é sinônimo de perfeição, até mesmo uma família formada por um casal heterossexual há imperfeição, porque toda família tem problemas; dicas de como homossexuais ainda não assumidos podem se assumir; entre tantos outros temas abordados em apenas 144 páginas.
Fica claro que o livro do Fabrício Viana é um rompimento de paradigmas com relação a tudo que gira em torno da homossexualidade, sendo indicado não só a homossexuais, mas também, a heterossexuais, tendo um texto gostoso de ser lido e bem prazeroso, com uma literatura simples e que flui muito bem.

Fragmentos que eu mais gostei do livro...

"Beijar aquela boca, sentir aquela barba rasa ao meu rosto era tudo o que mais desejava" (p.25, VIANA, Fabrício).

"Tudo - resultado da homofobia internalizada, negativismo e baixa autoestima - conspira para que o mundo seja enxergado apenas de um prisma, o mais ruim possível - e somente para os homossexuais" (p. 81, VIANA, Fabrício).

"Quem não concorda com a homossexualidade, não repudia, não odeia, não tenta "curar" e não fala no assunto insistentemente" (p.86, VIANA, Fabrício).

"O homem pode chorar, ser fraco, ser frágil, expressar sentimentos e ainda ter uma boa relação com o seu feminino. E aprender que este feminino não é sinônimo de fraqueza. E nem sinônimo de bissexualidade e homossexualidade. Apenas uma harmonia de energias internas, masculinas e femininas, que compõem o ser humano e que não pode ser ignorados, combatidos ou reprimidos" (p.125, VIANA, Fabrício).


Se você quiser ainda me ouvir falar sobre o livro... Assista a minha resenha no Vlog Provocando a Escrita:


Se inscreva no meu canal para que eu possa divulgar outras resenhas sobre literatura LGBTT!!!

Comentários

  1. Muito obrigado pelo vídeo e resenha. Ficou perfeito. Se por acaso tiver cadastro no Skoob, ficaria feliz se você copiasse e colasse lá também, na área de resenhas do O Armário. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabrício, foi um prazer fazê-los! Disponha! E a resenha já está no Skoob!
      https://www.skoob.com.br/livro/resenhas/65008/edicao:71791

      Excluir
  2. Muito bacanas a resenha e o vídeo. Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que dizer de João de Barro de Maria Gadú?

E o que dizer dessa música maravilhosa de Maria Gadú? JOÃO DE BARRO Todas as vezes que a ouço, deito-me em meus devaneios Alusões são infalíveis em minha mente As paixões ressurgem num compasso desenfreado As promessas se esvaem, nada mais me importa. Encontro-me deitado, numa palpável dor sem motivo Talvez uma loucura, uma insanidade de minha mente Me acarreta numa impassiva e contagiante melancolia Tudo isso acontece quando ouço esta música, Esta simples e maravilhosa canção  Que me deixa de queixo no  chão Que me fez até construir rimas, rimas estas Que expressam os sentimentos quando a ouço Mesmo que tamanha seja a dor... TODAVIA...

PaReCe Que...

Fotografia do próprio autor deste blog, Bruno Silva, tirada no Museu da Imigração do Estado de São Paulo.  Olho a porta entreaberta, vejo a mulher mais importante da minha vida. Ela está ali, mais uma vez, varrendo o chão, cuidando, distribuindo amor. Ela está ali, mais uma vez, realizando aquilo que mais ama, me inspirando, inspirando os outros ao seu redor. 

cuidado...

Já me falavam sobre sentimentos... Não só uma pessoa, mas algumas me falavam. Até porque poucas pessoas sabem o que são sentimentos. Fui vivendo, aprendendo cada um deles. O mais interessante de todos foi o cuidado, e eu, antes de tomá-lo, acreditava que cuidado não era sentimento. Porém, aprendi a senti-lo: sentir cuidado.