Pular para o conteúdo principal

cuidado...


Já me falavam sobre sentimentos... Não só uma pessoa, mas algumas me falavam. Até porque poucas pessoas sabem o que são sentimentos. Fui vivendo, aprendendo cada um deles. O mais interessante de todos foi o cuidado, e eu, antes de tomá-lo, acreditava que cuidado não era sentimento. Porém, aprendi a senti-lo: sentir cuidado. 

O cuidado era transmutado a cada fase da vida, vinha o apreço, a paixão, até que surgiu o amor. O amor é o sentimento "cuidado" mais forte que alguém sente quando está nele. Cuidado... com o outro, com você mesmo, com os demais sentimentos, e com tudo que possa nos ferir. Cuidado era o sentimento do momento, transmutado, mas era. 

Vivi, andei, cansei... Cansar é pesaroso, ou melhor, eles são sinônimos, não são? Sentir-se pesado, cansado e pesaroso foram outros sentimentos relacionados ao cuidado que me fizeram apodrecer por dentro. Sim, são sentimentos do apodrecimento. Fétido. Sangra antes, aliás!

Vivi, andei e, agora, eu sorri... Sim! Sorri! Foi uma aventura quando a paixão me pegou pela primeira vez,  foi gostoso, prazeroso. Apaixonar-se é poderoso demais! As circunstâncias foram acontecendo e cada vez mais tudo foi ficando para trás. Apesar de eu nunca querer que nada fosse como foi, mas as circunstâncias foram. É isso que me fez sentir chateação. A chateação é o sentimento que advém da frustração. Maluco, não é? 

Maluco também seria um sentimento, se isto não fosse a união de todos eles... Bom, o cuidado estava ali novamente, porque para não enlouquecer com tantos sentimentos, a gente precisa se auto cuidar. Não é muito óbvio quanto parece, porque se fosse, a maioria das pessoas não estava enlouquecida. E posso te contar uma coisa? A maioria está. 

Infelizmente a vida me encaminhou para o sentimento mais complicado de uma vida, o desânimo... Não falo de depressão, uma patologia, mas de um estado de estar, de um momento de ser, de um sujeito perene. O desânimo vem da repetição, das tentativas, das vontades que a gente teve e que a maioria não foi correspondida. Pronto! Há algo pior que isso? Eu espero que não...

Vivi, andei e... não parece que seja assim para todos, pois eu sempre vi cenhos felizes. Um final de semana prolongado na praia, pessoas se amando no churrasco entre amigos, a vida acontecendo e os semblantes acalentados. Não vou nem mencionar o sentimento: vontade! A vontade sempre esteve presente, o entusiasmo também. Mas do que adianta, se de tanto tentar a gente não viu o que queria ver?

Cuidado!


Texto escrito ouvindo a música "o peso do meu coração", de Castello Branco.

Obrigado por ler até aqui.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que dizer de João de Barro de Maria Gadú?

E o que dizer dessa música maravilhosa de Maria Gadú? JOÃO DE BARRO Todas as vezes que a ouço, deito-me em meus devaneios Alusões são infalíveis em minha mente As paixões ressurgem num compasso desenfreado As promessas se esvaem, nada mais me importa. Encontro-me deitado, numa palpável dor sem motivo Talvez uma loucura, uma insanidade de minha mente Me acarreta numa impassiva e contagiante melancolia Tudo isso acontece quando ouço esta música, Esta simples e maravilhosa canção  Que me deixa de queixo no  chão Que me fez até construir rimas, rimas estas Que expressam os sentimentos quando a ouço Mesmo que tamanha seja a dor... TODAVIA...

PaReCe Que...

Fotografia do próprio autor deste blog, Bruno Silva, tirada no Museu da Imigração do Estado de São Paulo.  Olho a porta entreaberta, vejo a mulher mais importante da minha vida. Ela está ali, mais uma vez, varrendo o chão, cuidando, distribuindo amor. Ela está ali, mais uma vez, realizando aquilo que mais ama, me inspirando, inspirando os outros ao seu redor.