Pular para o conteúdo principal

Mazela chegou cedo

A vida terrestre tem se tornado um grande novelo.
A mazela chegou cedo no Planeta Terra. Qual o aprendizado que você tira disso?

Será que estamos falando de algum futuro? Talvez o que temos nesses últimos tempos é um misto de sensações, de fardos internos e externos, os quais passamos a carregar para nos livrar (e aliviar imediatamente) da realidade. Realidades que, aliás, criamos e recriamos todos os dias. Bom, o real possivelmente tem se tornado muito mal auspicioso, temos estado na batalha dos egos, dos flagelos, do tesão, do sexo diário sem sentido, do imediatismo. O fardo que a vida nos dá tem se tornado pesado demais para muitos, e mais ofegante para outros. O agravante está nas condições extras e extremas que a própria sociedade (de seres humanos) tem proposto. Filho do filho, do mesmo DNA histórica e biologicamente construído.

Há algum tempo tenho percebido que a natureza tem desmoronado; não precisa ser grande observador para isso. Olhai-vos ao redor do nosso próprio ego, lá estará uma importante destruição local. Muitos dependem do espaço que tiramos, das mazelas que cometemos, dos sonhos que desvencilhamos. Daí vem a desigualdade. 

A desigualdade por mais que parece ser única, é multifacetada. Nada inclusiva; haja exclusão para seu caos externo e opressão interna. Vivemos a mazela dos enfermos psicologicamente destruídos, fisicamente debilitados. As rugas já não são mais problemas graves; elas nem aparecem mais. Somos a derrota do mundo, a faceta gasta e desgastante que permite e veicula o caos.

Houve aumentos! Aumentos severos! O substantivo mais inconstante quando falamos das estatísticas, que vai acompanhado de um ou mais adjetivos, para qualificá-lo em mortandade, em monstruosidade, em tremor dos que já eram debilitados (conceito também multifacetado). O caos tem se instaurado e a paz também... NÃO, você não entendeu errado, a paz tem aumentado. Parece-me que a paz tem aumentado àqueles que sustentam o energúmeno. A paz de poucos tem destruído a de muitos. Temos vivido assim, e parece que está tudo bem. 

As árvores que caem todos os dias na Amazônia não é um caso de velhice, é por roubo, por maldade, por uma célere e desequilibrada paixão por aquilo que não é nosso. O mundo nos foi emprestado, nos foi deixado, muito distantemente para usarmos alguns de seus recursos e prolongarmos a sua vida em todos os sentidos. Aliás, a vida também me parece multifacetada. Infelizmente, tem-se dado mais valor às riquezas entropicamente construídas, escoando todas as riquezas naturais que provavelmente teriam sido desvalorizadas; quiçá, perdidas.

Reflitamos, é preciso! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que dizer de João de Barro de Maria Gadú?

E o que dizer dessa música maravilhosa de Maria Gadú? JOÃO DE BARRO Todas as vezes que a ouço, deito-me em meus devaneios Alusões são infalíveis em minha mente As paixões ressurgem num compasso desenfreado As promessas se esvaem, nada mais me importa. Encontro-me deitado, numa palpável dor sem motivo Talvez uma loucura, uma insanidade de minha mente Me acarreta numa impassiva e contagiante melancolia Tudo isso acontece quando ouço esta música, Esta simples e maravilhosa canção  Que me deixa de queixo no  chão Que me fez até construir rimas, rimas estas Que expressam os sentimentos quando a ouço Mesmo que tamanha seja a dor... TODAVIA...

PaReCe Que...

Fotografia do próprio autor deste blog, Bruno Silva, tirada no Museu da Imigração do Estado de São Paulo.  Olho a porta entreaberta, vejo a mulher mais importante da minha vida. Ela está ali, mais uma vez, varrendo o chão, cuidando, distribuindo amor. Ela está ali, mais uma vez, realizando aquilo que mais ama, me inspirando, inspirando os outros ao seu redor. 

cuidado...

Já me falavam sobre sentimentos... Não só uma pessoa, mas algumas me falavam. Até porque poucas pessoas sabem o que são sentimentos. Fui vivendo, aprendendo cada um deles. O mais interessante de todos foi o cuidado, e eu, antes de tomá-lo, acreditava que cuidado não era sentimento. Porém, aprendi a senti-lo: sentir cuidado.