Pular para o conteúdo principal

Você sabe o que é viver?


Viver, na configuração atual da sociedade, se torna algo complexo de ser praticado e pensado.  Refletimos se de fato estamos vivendo. Se nossas vidas estão valendo à pena. Será que está? Muitas vezes deixamos de fazer coisas que nos fariam bem, um dia de lazer, por exemplo, para acudirmos o trabalho, para resolvermos problemas estressantes. Coisas que, no final das contas, até seriam desnecessárias e que, muitas vezes, refletem na nossa saúde física e emocional. Pense bem no que é viver de verdade.

Sentir-se bem... Ah, como é bom. Sentir-se saudável do mental ao físico. Isso, com toda a certeza, não tem preço. Sentir-se benevolente, apaziguador; sentir-se amado, amar seu corpo, no qual está o fruto mais belo e congruente: o seu amor próprio, em que tudo se resume a você mesmo. E o que é você? 
Você é este ser, resultante d'uma união de tecidos, de uma forma ou de outra, em que há órgãos, formando um verdadeiro ecossistema, em que reinam comunidades inteiras de células e hormônios, cheios de sinapses nervosas (reações imagináveis) e um turbilhão de sensações. 
Você já parou para pensar no que reflete os cuidados com estes instrumentos corporais? Cuidar-se, alimentando-se bem, dormindo adequadamente, sorrindo sempre, conversando com pessoas que te façam bem, sendo benevolente, sabendo ouvir sempre que necessário e tendo em mente que a vida é uma roda viva, em que há consequências, sempre, dos nossos atos, independente do que eles sejam, nos fazem perceber que a saúde do nosso corpo (meio físico) reflete a integridade psicológica, mental, sentimental; o viés em que tange a emocionalidade, os desejos, as certezas (e incertezas), a nossa vida intrínseca está totalmente atrelada a esses dois campos que a regem. Somos uma união de duas partes (físico e emocional) num corpo apenas, o qual pode sofrer pressões ambientais, de menores ou de maiores graus, e estes o fazem sentir, às vezes disfarçadamente, mas o fazem. 
Cuidar dos dois setores se torna, portanto,  algo imprescindível. Torna-se a melhor maneira de se manter em equilíbrio dinâmico. Nosso corpo possui centenas de reações a todo segundo, nas quais células estão assimilando substâncias, ou excretando-as para o seu exterior, tentando desempenhar seu papel, que foi designado a milhões de anos pelos processos evolutivos, buscando o equilíbrio que tanto nos sustenta, que nos mantém em pé todos os dias, aptos a trabalhar, a se cansar novamente, sentindo-se, pós-descanso, revigorado para mais uma luta neste mundo em que há ganhos e perdas, compondo uma grande batalha. Mas lembre-se, se você cuidar do seu bem estar, do seu corpo físico e mental, terás certeza de que as lutas serão menos difíceis e seu poder de recuperação será muito mais rápido.
Cuidar-se tange a linha da compaixão por si, do amor próprio; saber seus limites faz parte do seu autoconhecimento e acentua sua capacidade de distinguir o que é essencial e o que é ambição. Será que estamos vivendo, ou estamos sustentando dias forçadamente, em que o prazer por se estar vivo é mascarado pela rotina cada vez mais massante e destruidora?
Se ligue, cuide-se, viva bem e distribua essa ideia!

Obrigado por ler até aqui! :)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que dizer de João de Barro de Maria Gadú?

E o que dizer dessa música maravilhosa de Maria Gadú? JOÃO DE BARRO Todas as vezes que a ouço, deito-me em meus devaneios Alusões são infalíveis em minha mente As paixões ressurgem num compasso desenfreado As promessas se esvaem, nada mais me importa. Encontro-me deitado, numa palpável dor sem motivo Talvez uma loucura, uma insanidade de minha mente Me acarreta numa impassiva e contagiante melancolia Tudo isso acontece quando ouço esta música, Esta simples e maravilhosa canção  Que me deixa de queixo no  chão Que me fez até construir rimas, rimas estas Que expressam os sentimentos quando a ouço Mesmo que tamanha seja a dor... TODAVIA...

PaReCe Que...

Fotografia do próprio autor deste blog, Bruno Silva, tirada no Museu da Imigração do Estado de São Paulo.  Olho a porta entreaberta, vejo a mulher mais importante da minha vida. Ela está ali, mais uma vez, varrendo o chão, cuidando, distribuindo amor. Ela está ali, mais uma vez, realizando aquilo que mais ama, me inspirando, inspirando os outros ao seu redor. 

cuidado...

Já me falavam sobre sentimentos... Não só uma pessoa, mas algumas me falavam. Até porque poucas pessoas sabem o que são sentimentos. Fui vivendo, aprendendo cada um deles. O mais interessante de todos foi o cuidado, e eu, antes de tomá-lo, acreditava que cuidado não era sentimento. Porém, aprendi a senti-lo: sentir cuidado.