Pular para o conteúdo principal

Qual é o risco? Decida!

Imagem retirada de: http://sandrosan.klicksite.com.br/files/2013/06/marca-na-areia.jpg

Não tomar uma decisão por receio, por ter fatos pressupostos que constituam suas hipóteses, as quais tendem a ser testadas, é um maneira de não assumir uma atitude precipitada. No entanto, será mesmo que estamos nos reguardando ou estamos deixando de quebrar barreiras da nossa zona de conforto?

Muito se ouve dizer a respeito do que as pessoas têm medo. Eu, por exemplo, tenho medo de um dia a solidão me deter em fúria, como a erupção de um vulcão que destrói quilômetros em extensão, e a partir daí entrar numa eloquente busca por si mesmo em outrem. Todos têm seus medos, seus receios, seus dramas, e sua história, e é o que os levam a pensar, a refletir sobre quais decisões ou qual caminho tomar. Não é tarefa fácil, eu sei.

O fato de não assumirmos para nós uma identidade de risco, do contrário, a ponto de nos jogarmos de um penhasco, por exemplo, evidencia a questão do "Amor Próprio". Todo mundo que se ama ao menos um pouco terá condições suficientes para recusar o pedido de cair dum penhasco sem ganhar nada em troca, ou, até mesmo, por deixar algo valoroso para a família, a não ser aquele que esteja pesaroso em seus devaneios e anseios e preferiu se perder em meio à batida abrupta e sofrida do suicídio.

Por mais que este texto não venha abarcar questões que perpassem o suicídio, ele tem o único e exclusivo intuito de elucidar o que é não tomar decisões, o que corrobora com a remoção das nossas potencialidades, fazendo-nos acreditar que estamos aquém de qualquer outro da nossa espécie.
Às vezes, perdemos chances...
Já parou para pensar nos momentos que perdemos oportunidades por bobagens e que nos fizeram achar que somos um pouco pior em relação aquilo que imaginávamos ser?!... Pode parecer estranho, mas isso está ligado a nossa autoestima e nossa capacidade de acreditar em nós mesmos; em si.

Tomar uma atitude pode parecer abominável, fora do meu, do seu, do nosso alcance; pode parecer um tremor em escala avançada; pode parecer naufrago. Enfim, tomar uma atitude é sair da zona de conforto, é tremer em espinha dorsal, é balbuciar levianamente palavras que acusem nossa desistência; é chorar intrinsecamente.

Não é fácil desejar ser o que não é. E como mudar? Será que é a melhor decisão (a mudança)? Ou será que o medo e o fracasso embutidos em nossos pensamentos nos fazem fracos o suficiente para acharmos que não somos capazes de tomarmos uma decisão?!... São questões díspares que nos servem à reflexão, unica e exclusivamente para deleitarmos e vermos o quão fracos e débeis estamos sendo diante àquilo que queremos ser e o que desejamos apresentar.

Nota-se que a questão primordial é se amar. É acreditar que há potencial e afinco suficiente, e de sobra, para tornar real a atitude pleiteada. Depois, é necessário ultrapassar a zona de aconchego, de subsistência, de medo; do conforto. É preciso entender que nada se constrói parado, nem em inércia. Que é preciso energia para realizar trabalho, e que a vida segue em rota viva e única, exclusiva, dia após dia. É notório entender que o caus da mente só se faz perante à desordem do meio e que a cabeça traz consigo a história de um passado que deve ser superado a cada dia, mesmo que com muito treino e perspicácia, para que assim sejamos todo dia melhor do que ontem.



Obrigado por ler até aqui!
Comente aqui nos comentários o que achou deste texto!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que dizer de João de Barro de Maria Gadú?

E o que dizer dessa música maravilhosa de Maria Gadú? JOÃO DE BARRO Todas as vezes que a ouço, deito-me em meus devaneios Alusões são infalíveis em minha mente As paixões ressurgem num compasso desenfreado As promessas se esvaem, nada mais me importa. Encontro-me deitado, numa palpável dor sem motivo Talvez uma loucura, uma insanidade de minha mente Me acarreta numa impassiva e contagiante melancolia Tudo isso acontece quando ouço esta música, Esta simples e maravilhosa canção  Que me deixa de queixo no  chão Que me fez até construir rimas, rimas estas Que expressam os sentimentos quando a ouço Mesmo que tamanha seja a dor... TODAVIA...

PaReCe Que...

Fotografia do próprio autor deste blog, Bruno Silva, tirada no Museu da Imigração do Estado de São Paulo.  Olho a porta entreaberta, vejo a mulher mais importante da minha vida. Ela está ali, mais uma vez, varrendo o chão, cuidando, distribuindo amor. Ela está ali, mais uma vez, realizando aquilo que mais ama, me inspirando, inspirando os outros ao seu redor. 

cuidado...

Já me falavam sobre sentimentos... Não só uma pessoa, mas algumas me falavam. Até porque poucas pessoas sabem o que são sentimentos. Fui vivendo, aprendendo cada um deles. O mais interessante de todos foi o cuidado, e eu, antes de tomá-lo, acreditava que cuidado não era sentimento. Porém, aprendi a senti-lo: sentir cuidado.