Pular para o conteúdo principal

Resenha do Livro "Theus: do fogo à busca de si mesmo"




Em cento e noventa e uma páginas, Fabrício Viana, autor de Theus: do fogo à busca de si mesmo (1ª edição), consegue exprimir uma gama de reações ao leitor que vão desde o desapego pela personagem principal a uma melancolia muito bem delineada e extremamente cativante. Este é um livro que conta a história de Júnior (batizado como Prometheus; ou então, chamado de Theus por seu grande amigo Gabriel), um rapaz que tem dramas do passado que pesam até o presente em sua mente. Morador do interior paulista, ele acaba indo parar em uma fazenda que faz a "cura gay" logo após uma grande desavença com seus pais depois que eles descobrem sobre sua homossexualidade. Lá, Júnior se depara com outra vertente da história e descobre que homens religiosos não é sinônimo de perfeição e nem mesmo de pureza; pelo contrário, descobre que os pastores evangélicos (a religião que parece ser relatada no livro) são grandes mentirosos, abusadores sexuais de menores e ainda homossexuais enrustidos, com muita homofobia internalizada. Depois disso, ele acaba fugindo e chegando à grande São Paulo, onde, acidentalmente, conhece Gabriel, quem o dá morada e comida pelo tempo que ele precisar.

A história pode ser divida em três partes, a primeira em que é relatado o presente que Júnior vive; a segunda, em que a personagem principal volta ao seu passado e nos banha com uma grande história de luta sobre a sua descoberta da orientação sexual e; a terceira, em que a personagem retorna ao presente e a história se torna mais emocionante e trágica.
A primeira parte desse grande romance cheio de núcleos muito relevantes dá a impressão de ser um livro fútil e mal ajustado, em que apenas será retratado a questão do sexo, tornando-o puramente orgânico; porém, não é isso que nos é revelado até ao seu término. A obra se torna meramente aconselhável e muito apreciável aos que querem ter uma  ideia de como a religião afeta a vida das pessoas.
A segunda parte conta a história de Júnior e nos dá toda a gama de sofrimento que uma pessoa passa ao estar embebido em uma família tradicional e muito apegada aos mandamentos de uma religião.
A terceira nos revela o amor, a sinceridade das emoções e as tragédias que a não aceitação  da orientação sexual do filho ou filha pode acarretar.
A parte romântica do livro fica nas entrelinhas e só é revelada no final quando os números que Gabriel tanto rasurava em seu caderno são decifrados e entendidos por Theus/Júnior.
Com uma linguagem simples e de fácil compreensão por qualquer tipo de leitor, o escritor expressa a questão do poliamor e da relação aberta e torna o livro cheio de temas que nos fazem refletir e pensar melhor sobre as possibilidades de se seguir um relacionamento. Enfim, o livro é recomendável e merece todo o nosso apoio para ser amplamente lido!

Quer ver a resenha em vídeo?
Aperte o play aqui embaixo!



Aproveite e compre meu livro no site da Artifício Edições! 






Deixe seus comentários abaixo!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que dizer de João de Barro de Maria Gadú?

E o que dizer dessa música maravilhosa de Maria Gadú? JOÃO DE BARRO Todas as vezes que a ouço, deito-me em meus devaneios Alusões são infalíveis em minha mente As paixões ressurgem num compasso desenfreado As promessas se esvaem, nada mais me importa. Encontro-me deitado, numa palpável dor sem motivo Talvez uma loucura, uma insanidade de minha mente Me acarreta numa impassiva e contagiante melancolia Tudo isso acontece quando ouço esta música, Esta simples e maravilhosa canção  Que me deixa de queixo no  chão Que me fez até construir rimas, rimas estas Que expressam os sentimentos quando a ouço Mesmo que tamanha seja a dor... TODAVIA...

PaReCe Que...

Fotografia do próprio autor deste blog, Bruno Silva, tirada no Museu da Imigração do Estado de São Paulo.  Olho a porta entreaberta, vejo a mulher mais importante da minha vida. Ela está ali, mais uma vez, varrendo o chão, cuidando, distribuindo amor. Ela está ali, mais uma vez, realizando aquilo que mais ama, me inspirando, inspirando os outros ao seu redor. 

cuidado...

Já me falavam sobre sentimentos... Não só uma pessoa, mas algumas me falavam. Até porque poucas pessoas sabem o que são sentimentos. Fui vivendo, aprendendo cada um deles. O mais interessante de todos foi o cuidado, e eu, antes de tomá-lo, acreditava que cuidado não era sentimento. Porém, aprendi a senti-lo: sentir cuidado.