Pular para o conteúdo principal

Ao sol do meio-dia

Descalços, andavam por aquela merda de lugar. Era um sol que não mais estalava o coco da Bahia; era mendigo a queimar seco ao ardor dos ventos. Três pessoas indefinidas, derrubadas e cansadas da vida do sertão nordestino. Uma delas disse:
- Caralho, Ruivaldo! Para de tacar pedra de barro seco na cabeça da tua tia! - era uma tom austero.
O menino de vinte e poucos anos, sentado numa cadeira de rodas, gemeu:
- Hum, hã... bá... - balançava a cabeça de um lado pro outro sem parar.
- Fagundes, o menino está convulsionando, acho que vai morrer neste sol! - expressou Marieta, uma magrela que as costelas se juntavam às tripas.
- O que eu fiz pra merecer isto, senhor meu Deus?!
- Para, Fagundes! Ele está morrendo, está sufocando! - desesperava Marieta, enquanto jogava gotas d'água da moringa que tinha em mãos no rosto do rapaz inválido.
- Marieta, deixe-o aí! Vamos embora, será um a menos pra sustentar! - olhava o sol a pino.
Ela debruçou-lhe o olhar de ódio e se desfez em prantos exaustivos.
- Você não tem coração, Fagundes! O pobre do rapaz está a morrer e você o quer abandonar?! Onde está sua piedade?
Por mais incrédulo que fosse, aquela não era a vontade expressa de Fagundes. No fundo ele queria sustentar e cuidar do sobrinho, Ruivaldo, mas as circunstâncias não o deixavam concretizar tal esperança.
- O que posso fazer, Marieta? A água nos falta, as bolachas de barro já viraram adubo desta terra e meus sonhos já não existem mais.
Por um momento, enquanto o rapaz ainda passava mal, Marieta pode entender a austeridade do seu marido; tudo por conta da perda das esperanças e da falta de entusiasmo à vida.
Num rompante, sem dizer mais nada ao marido, que segurava um saco de bugigangas ao sol, tentou acalmar o pobre Ruivaldo que já não tinha esperança de vida. Assim como o tio, ele já tinha se perdido e dado a alma à morte. Morreu.
Duas lágrimas marejaram a face enrugada e combalida de Fagundes, e seguiram o caminho, deixando a carne apodrecer ao sol do meio-dia.


Um trecho do meu conto: Ao sol do meio-dia, que conta a história da desesperança. De que perdemos os nossos sonhos no caminhar da vida, e cada pessoa deste conto deixa suas dificuldades te derrubarem a ponto de uma morte coletiva acontecer. Logo será disponibilizado na íntegra. Aguarde!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que dizer de João de Barro de Maria Gadú?

E o que dizer dessa música maravilhosa de Maria Gadú? JOÃO DE BARRO Todas as vezes que a ouço, deito-me em meus devaneios Alusões são infalíveis em minha mente As paixões ressurgem num compasso desenfreado As promessas se esvaem, nada mais me importa. Encontro-me deitado, numa palpável dor sem motivo Talvez uma loucura, uma insanidade de minha mente Me acarreta numa impassiva e contagiante melancolia Tudo isso acontece quando ouço esta música, Esta simples e maravilhosa canção  Que me deixa de queixo no  chão Que me fez até construir rimas, rimas estas Que expressam os sentimentos quando a ouço Mesmo que tamanha seja a dor... TODAVIA...

PaReCe Que...

Fotografia do próprio autor deste blog, Bruno Silva, tirada no Museu da Imigração do Estado de São Paulo.  Olho a porta entreaberta, vejo a mulher mais importante da minha vida. Ela está ali, mais uma vez, varrendo o chão, cuidando, distribuindo amor. Ela está ali, mais uma vez, realizando aquilo que mais ama, me inspirando, inspirando os outros ao seu redor. 

cuidado...

Já me falavam sobre sentimentos... Não só uma pessoa, mas algumas me falavam. Até porque poucas pessoas sabem o que são sentimentos. Fui vivendo, aprendendo cada um deles. O mais interessante de todos foi o cuidado, e eu, antes de tomá-lo, acreditava que cuidado não era sentimento. Porém, aprendi a senti-lo: sentir cuidado.