Pular para o conteúdo principal

O que os olhos veem (Último capítulo)

Se você ainda não leu o Capítulo 2 do folhetim "O que os olhos veem", por favor CLIQUE AQUI! antes de começar este.


- Eu sempre fui assim, Júlia - lamentou César, abaixando a cabeça.
- Eu desconfiava, mas hesitei em te interrogar. Eu via a maneira como você me tratava às vezes, jeito rude, pensava até que você não me amava - em tom baixo e sereno.
- Eu saía com ele quase todos os dias...
- Eu sei...
- E nunca me disse nada? 
- Sofri, sabe, César?! Mas, o que eu ia fazer? Eu aceitava, amava você. Fingia que tudo estava bem - uma lágrima saltou-lhe o olho esquerdo.
- Desculpa... - o outro sentia-se mais pesaroso ainda. - Sou um monstro!
- Não precisa se desculpar... Já passou... Meus olhos já viram o que tinha pra ser visto. E eu entendi. Você está feliz, agora?
- Você é uma pessoa muito boa, Júlia. Eu tinha que ter sido verdadeiro com você! Peço desculpas, sim... - chorava.
- Calma, César... 
O outro tentava conter as lágrimas com as mãos, enquanto os soluços lhe embargavam. Um hiato se deu.

- E você está bem, agora? - era Júlia de novo.



- Sinto-me livre - César respondeu depois de um último soluço.
- Que bom...
- Mas, culpado, é claro!
Alice levou suas mãos até o rosto pálido de César, ajudando-o a levantar a cabeça, e o olhou fundo nos olhos.
- Fique em paz... Eu quero apenas que você seja feliz... Mentir nunca leva a lugar algum... Não se sinta culpado por uma coisa que você não tem culpa!
Ele estranhou a última indagação.
- Não tenho culpa?! Mas...
- Pare! - ela o interrompeu. - Você não tem culpa, porque se a sociedade não fosse heteronormativa como é, você nunca teria mentido para si mesmo! Nunca teria mentido para mim, e nada disso havia acontecido!
Ele pensou...
- Você é mesmo um anjo, Júlia.
- Estou longe de ser, César... Na verdade só parei para entender os fatos. Olhei para você e imaginei o quanto você vem sofrendo por esconder isso, tornando-se vítima de algo que não era pra ser considerado um crime; muito pelo contrário, isto deveria ser tão normal quanto qualquer outra coisa; tão normal quanto a heterossexualidade. Eu penso assim...
- Você pensa maravilhosamente bem... Se todos pensassem como você...
- É... eu sei... O mundo seria muito melhor, e nada disso teria acontecido. - pausou. Depois de alguns segundos ela retornou: - Mas, agora sou eu que te peço desculpas!
Mais uma vez o cenho de César se fez em estranheza.
- Oras, mas por quê?
- Porque eu quis esconder isso da nossa filha! Porém, percebo que você tem que ser o mais verdadeiro possível com ela, porque ela não merece passar pelo o que nós dois passamos. E quero dá-la toda a liberdade de pensamento que quiser, que ela transcenda com relação às possibilidades de relacionamentos. E que até mesmo possa ter a oportunidade de verificar em seu íntimo o que mais lhe traz prazer.
Os olhos de César marejaram lágrimas enternecidas.
- Eu vou contá-la sim, mas peço que me dê um tempo pra pensar na melhor forma e ocasião para isso...
- Claro, tudo ao seu tempo, mas peço que não demore muito...
César levantou-se da cadeira onde estava sentado e abraçou Júlia com grande emoção. Estava comovido com a pessoa linda e compreensível que ela era, e, ao mesmo tempo, pesaroso, pois tinha magoado alguém que jamais teria merecido.
Uma, duas, três lágrimas saltaram-lhe, e ele pode notar que a verdade, por mais difícil que seja, ainda é a melhor maneira de lidar com a vida.




Viva a vida sem medo de ser quem você é; mesmo tarde, seja sempre verossímil. As pessoas que te amam de verdade te entenderão e permanecerão ao seu lado.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que dizer de João de Barro de Maria Gadú?

E o que dizer dessa música maravilhosa de Maria Gadú? JOÃO DE BARRO Todas as vezes que a ouço, deito-me em meus devaneios Alusões são infalíveis em minha mente As paixões ressurgem num compasso desenfreado As promessas se esvaem, nada mais me importa. Encontro-me deitado, numa palpável dor sem motivo Talvez uma loucura, uma insanidade de minha mente Me acarreta numa impassiva e contagiante melancolia Tudo isso acontece quando ouço esta música, Esta simples e maravilhosa canção  Que me deixa de queixo no  chão Que me fez até construir rimas, rimas estas Que expressam os sentimentos quando a ouço Mesmo que tamanha seja a dor... TODAVIA...

PaReCe Que...

Fotografia do próprio autor deste blog, Bruno Silva, tirada no Museu da Imigração do Estado de São Paulo.  Olho a porta entreaberta, vejo a mulher mais importante da minha vida. Ela está ali, mais uma vez, varrendo o chão, cuidando, distribuindo amor. Ela está ali, mais uma vez, realizando aquilo que mais ama, me inspirando, inspirando os outros ao seu redor. 

cuidado...

Já me falavam sobre sentimentos... Não só uma pessoa, mas algumas me falavam. Até porque poucas pessoas sabem o que são sentimentos. Fui vivendo, aprendendo cada um deles. O mais interessante de todos foi o cuidado, e eu, antes de tomá-lo, acreditava que cuidado não era sentimento. Porém, aprendi a senti-lo: sentir cuidado.