Pular para o conteúdo principal

AGreste

 Os sentidos são obstruídos todos os dias pela incredulidade que temos dado ao que pode realmente importar. Leia!


Os pés andavam em direção a um inóspito ambiente. Solo arenoso, pouca água; quase sem raízes - quase nada. Havia uma semente e outra que caía sobre o chão agreste. Uma fusão dolorosa para quem dependia daquele para o sustento. A fome comia pelos olhos; uma tensão boçal.

Muitas pessoas que ali moravam tinham uma maneira muito peculiar de ver as coisas que os rodeavam. O mato não era mato, era glória. O bicho não era bicho, era bênção. Os insetos não eram insetos, eram a paz. O céu com tudo que há nele não era apenas o céu, era o infinito. Muitas vezes mais que o além perdido; era o infinito de cada um; já que somos infinitos em reconstrução. 

A dolorosa história era que as poucas pessoas que não acreditavam nas palavras da maioria, pensavam absurdamente o oposto. O mato era mato e pronto! O bicho era bicho e nada além disso. Os insetos de nada serviam, eram insetos, só! O céu? Ah!, o céu era bonito, mas não passava de uma união de gases atmosféricos que lhe dava as curvas e as cores. 

Dias, horas, minutos, segundos, milésimos... Ponto a ponto... O solo com a pouca vida que tinha despertava o sentimento mais ínfimo àqueles que amavam a simplicidade. Um broto de feijão nascendo deu à luz às clorofilas perfeitas para que mais energia se fizesse presente - era um marco. Os sentidos, por mais aguçados e fraudados pelo vento seco e quente, trouxeram em uma única vinda a própria vida.  Talvez seria o momento de agradecer mais.

Eis que veio a chuva! 
Os olhos marejavam... As gotas de pH baixo da chuva se juntavam às lágrimas gentis de um povo que a amava. Que a olhava e apreciava-a; via-se além de uma turva nuvem, via-se além do céu, além dos ventos; além dos sonhos e dos sentidos. Era exatamente isso que faltava à minoria, que desacreditava de toda a natureza pobre e incrédula; infiel, insatisfatória e insignificante. 

Eis que veio a tempestade! 
Os cenhos assombrosos estavam desfalcados com tamanha tormenta. Eram grande as gotas; os ventos eram ruídos soprosos, austerosos, aguçados. Vinham em poucos destinos, vinham, iam, saíam, corriam, desciam a corredeira do martírio e resplandeciam-se em uma correnteza tão grande que pouco se podia ter notícia de quem lá embaixo estaria.

Eis que veio a morte! 
A morte chegou, o povo correu, o povo gemeu, a terra sofreu. O solo se ruiu em perdas grandes e bravas que inundaram os rios, que os peixes morreram, que a madeira que respirava parou. Parou em compasso à exaustão e deixou de consumir gás carbônico. Foi! 

Muito bem, a minoria reprimiu. Agregou-se. Findou-se em lástimas. Viveu, sofreu, desacreditou e pode deixar seu legado mais uma vez, a história do solo pobre se fez em penumbra gasta, cega e morta. 


Obrigado pela atenção!!

Gostou? Então leia os textos mais antigos desse Blog! Prometo que será uma experiência incrível! 

Deixe seu comentário! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que dizer de João de Barro de Maria Gadú?

E o que dizer dessa música maravilhosa de Maria Gadú? JOÃO DE BARRO Todas as vezes que a ouço, deito-me em meus devaneios Alusões são infalíveis em minha mente As paixões ressurgem num compasso desenfreado As promessas se esvaem, nada mais me importa. Encontro-me deitado, numa palpável dor sem motivo Talvez uma loucura, uma insanidade de minha mente Me acarreta numa impassiva e contagiante melancolia Tudo isso acontece quando ouço esta música, Esta simples e maravilhosa canção  Que me deixa de queixo no  chão Que me fez até construir rimas, rimas estas Que expressam os sentimentos quando a ouço Mesmo que tamanha seja a dor... TODAVIA...

PaReCe Que...

Fotografia do próprio autor deste blog, Bruno Silva, tirada no Museu da Imigração do Estado de São Paulo.  Olho a porta entreaberta, vejo a mulher mais importante da minha vida. Ela está ali, mais uma vez, varrendo o chão, cuidando, distribuindo amor. Ela está ali, mais uma vez, realizando aquilo que mais ama, me inspirando, inspirando os outros ao seu redor. 

cuidado...

Já me falavam sobre sentimentos... Não só uma pessoa, mas algumas me falavam. Até porque poucas pessoas sabem o que são sentimentos. Fui vivendo, aprendendo cada um deles. O mais interessante de todos foi o cuidado, e eu, antes de tomá-lo, acreditava que cuidado não era sentimento. Porém, aprendi a senti-lo: sentir cuidado.