Pular para o conteúdo principal

Sentado

Um caminhão passava, o ronco do motor acelerado deixava para trás apenas uma sacola plástica que com certeza fora despida de mãos humanas, e com ela uma mútua sombra empoeirada subia deixando o lugar inóspito. À beira da estrada numa cadeira de área estragada faltando algumas cordinhas estava sentado um homem que não parecia ter vida. 
Ele olhava atentamente o horizonte. Tudo era seco e opaco, a poeira levantada sentava-se nele e ali ambos permaneciam unidos. Estático. O olhar congelado chamava atenção das pessoas em um veículo e outro que passava ali de hora em hora. Achavam-no estranho.
Não havia vida. Não havia movimento. Havia sol. Resplandecia. Iluminava os dias, trazendo energia e uma gama de sensações.
O homem continuava sentado. Morto? Não. Ele mexia um dos dedos dos pés, e volta e meia um sorriso de canto da boca o exaltava com um suspiro profundo e depois ele tranquilizava. No que pensava, então?! Era o que as pessoas dos veículos de hora em hora também queriam saber. A moça de colar de pérola falsificado que passava todo dia pela manhã se dirigindo ao lado leste do caminho morria de curiosidade; porém, um medo maior destruía sua astúcia em querer parar seu carro para perguntar alguma coisa. Seguia sempre em frente.
E o olhar continuava fixo. Nenhuma mudança. Tudo parado. Estático. Um sol de rachar. Ele se protegia apenas com um chapéu de pano velho borrado de marrom. Tinha queimaduras estranhas, e alguns roxidões pelos braços que sempre estavam entreabertos e jogados na cadeira.
O sorriso se fizera presente por um minuto. Mas exatamente por um minuto. Não portava relógio, no entanto, como se o tivesse em mente. Um minuto se passou e seus lábios voltaram ao normal; sério.
O homem olhava atentamente o sol se pôr. Um laranja mesclado aos tons rosa e vermelho tornavam o céu estranhamente bonito. E ele sorria de novo - mais uma vez. Seria apaixonado pelo sol?
Anoiteceu. Levantou-se. Tomou sua cadeira. Deu dez passos. Sumiu.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que dizer de João de Barro de Maria Gadú?

E o que dizer dessa música maravilhosa de Maria Gadú? JOÃO DE BARRO Todas as vezes que a ouço, deito-me em meus devaneios Alusões são infalíveis em minha mente As paixões ressurgem num compasso desenfreado As promessas se esvaem, nada mais me importa. Encontro-me deitado, numa palpável dor sem motivo Talvez uma loucura, uma insanidade de minha mente Me acarreta numa impassiva e contagiante melancolia Tudo isso acontece quando ouço esta música, Esta simples e maravilhosa canção  Que me deixa de queixo no  chão Que me fez até construir rimas, rimas estas Que expressam os sentimentos quando a ouço Mesmo que tamanha seja a dor... TODAVIA...

PaReCe Que...

Fotografia do próprio autor deste blog, Bruno Silva, tirada no Museu da Imigração do Estado de São Paulo.  Olho a porta entreaberta, vejo a mulher mais importante da minha vida. Ela está ali, mais uma vez, varrendo o chão, cuidando, distribuindo amor. Ela está ali, mais uma vez, realizando aquilo que mais ama, me inspirando, inspirando os outros ao seu redor. 

cuidado...

Já me falavam sobre sentimentos... Não só uma pessoa, mas algumas me falavam. Até porque poucas pessoas sabem o que são sentimentos. Fui vivendo, aprendendo cada um deles. O mais interessante de todos foi o cuidado, e eu, antes de tomá-lo, acreditava que cuidado não era sentimento. Porém, aprendi a senti-lo: sentir cuidado.