Pular para o conteúdo principal

Racionalidade Versus Subconsciente & o AmOr

Não sei se entro em contato, ou se espero o contato. Às vezes estamos a desejar alguém; isso é comum. Não escolhemos por quem gostamos, por quem nosso coração ousa disparar. É... o coração é algo realmente complicado. Ou melhor, o coração é muito simples, é uma bomba com dois átrios e dois ventrículos que nada mais tem a função de bombear sangue diante as valvas de irrigação. Porém, isso se torna complexo quando uma coisa chamada SENTIMENTO o consome. É algoz? Não sei... Mas o amor, que está atrelado ao coração, apesar de ele não sentir nada além da pulsação sistêmica e quem estar realmente envolvido com isso ser o cérebro, é o sentimento que complica tudo. Digo que - em tudo - vivemos numa dicotomia: o racional e o sentimental. São, sim, diferentes. Enquanto que o racional te diz para esquecer aquele amor que nunca daria certo; o sentimental idealiza um romance épico que, também, seria utópico; no entanto, insiste em contradizer o primeiro, porque ele (sem motivo, ou razão) é mais forte. O subconsciente é estupidamente marcante em nossas vidas e, às vezes, nem damos conta que ele está aflorado, pronto para denunciar e acabar, de uma vez por todas, com todas as certezas que a racionalidade tenta nos impor.

Em vão... Pensar na pessoa que se ama, sonhar com aquele rosto, com  aquele corpo, com aquele sorriso, com aquela voz, com aquele jeito que só ela tem... É o subconsciente falando que a razão deve ser deixada de lado, porque, do contrário, uma reação em massa fervente te escalpelará e seu coração, por mais que longe de ser o representante da razão, sofrerá muito!
Digo isso me referindo ao amor escondido, ou ao amor não correspondido. Como assim, escondido? Às vezes escondemos um sentimento por alguém com medo da reação, talvez porque o receptor deste sentimento seja seu amigo ou amiga, e perder a amizade de alguém que se ama é sofrer por muito tempo. Talvez escondemos com vergonha desse sentimento, ainda mais se você for novo em senti-lo. Entretanto, escondemos, na maioria das vezes, por medo... Sim... Medo! E nada mais!
Não correspondido?... É uma condição triste do amor, já que depois que se passa pela fase do amor escondido e há a revelação do mesmo, existe dois caminhos simples em que ele poderá se guiar: ser aceito ou não! Simples assim! Quando ele é aceito, tudo se torna fantástico e uma emoção contagia seu coração, e tudo se torna um verdadeiro arco-íris, em que nem mesmo a tristeza mais poderosa do mundo te abate. Porém, quando ele não é correspondido, as penumbras te consomem e te tornam refém de uma câmara de gás que, mesmo imaginária, se torna onipresente, te massacrando e te fazendo chorando dias e dias. Terrível!
Portanto, quando o amor ainda está na fase de ser contado (ou seja, escondido), ou não foi correspondido, dúvidas surgem na mente; o coração quer falar mais alto que o cérebro, o qual torna-se símbolo da racionalidade, acabando-se por deixar clara a intensão da exaltação daquele amor.

Amar não é algo simples... O pior é amar alguém que nem sabe que você o ama, e ainda ter que mentir e fazer de tudo para tentar esquecê-lo, pois sua racionalidade diz que não vai dar certo, mas o subconsciente deixa claro que deve-se lutar pelo sentimento.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que dizer de João de Barro de Maria Gadú?

E o que dizer dessa música maravilhosa de Maria Gadú? JOÃO DE BARRO Todas as vezes que a ouço, deito-me em meus devaneios Alusões são infalíveis em minha mente As paixões ressurgem num compasso desenfreado As promessas se esvaem, nada mais me importa. Encontro-me deitado, numa palpável dor sem motivo Talvez uma loucura, uma insanidade de minha mente Me acarreta numa impassiva e contagiante melancolia Tudo isso acontece quando ouço esta música, Esta simples e maravilhosa canção  Que me deixa de queixo no  chão Que me fez até construir rimas, rimas estas Que expressam os sentimentos quando a ouço Mesmo que tamanha seja a dor... TODAVIA...

PaReCe Que...

Fotografia do próprio autor deste blog, Bruno Silva, tirada no Museu da Imigração do Estado de São Paulo.  Olho a porta entreaberta, vejo a mulher mais importante da minha vida. Ela está ali, mais uma vez, varrendo o chão, cuidando, distribuindo amor. Ela está ali, mais uma vez, realizando aquilo que mais ama, me inspirando, inspirando os outros ao seu redor. 

cuidado...

Já me falavam sobre sentimentos... Não só uma pessoa, mas algumas me falavam. Até porque poucas pessoas sabem o que são sentimentos. Fui vivendo, aprendendo cada um deles. O mais interessante de todos foi o cuidado, e eu, antes de tomá-lo, acreditava que cuidado não era sentimento. Porém, aprendi a senti-lo: sentir cuidado.