Pular para o conteúdo principal

Do outro lado da certeza


Há máscaras em todos nós, há um mundo que a gente criou e que ancora sofrimentos, perdas, angústias; sentir-se perdido é a mais célere calúnia dentro do seu EU.


Não há mais a senil das sensações dentro de nós. Por um tempo ainda tentei reconhecer um sentimento, algo que pudesse me dependurar em uma liberdade microscópica. Era uma estupidez. Não há. Perdi-me dentro, lá no fundo; o pacote de ouro, a clareza mais evidente - não os tenho. A vida que não gira se adentra em um facundo e auspicioso buraco, cru e nu - aonde se agarrar? - No choro. 

Não era mais um subterfúgio tolerante; era sagaz demais permanecer preso às correntes que Platão tanto falou em suas cavernas, malcheirosas, mal pintadas, de dar arrepios. Formei-me em ser esquecido; azinhavrou-se... 

Talvez seja muito complexo definir o sentimento da recusa, mas do pouco que posso falar está atrelado ao sentir em decomposição; não fétido, porque o cheiro revela o lugar onde estamos, e se o fosse, não seria a perdição em questão. Há um som que só a gente escuta, o som da incerteza, do desvio entre os caminhos amostrados, entre as vidas que todos os dias nos cruzam. Sentir-se perdido é um ato involuntário que está ligado a nossa história quanto seres em construção nesse mundo, no qual muitos acreditam ser irreal (eu não acredito em nenhum, vivo nulo há algum tempo). 

No ato da resplandecência, noto que a fuga não é individual, é coletiva, há grupos pedindo socorro(s), elementos íngremes estão no subconsciente de muito ser vivo por aí; é inevitável deixar de lado nossos dramas, nossos medos, e toda a nossa angústia. O que me conforta não é o fato de estar sozinho nessa imensidão escura, mas a incrível característica que temos de ser mutáveis; e, se assim for melhor entender, bipolares. 

Os rompantes, nesses momentos tortos, são os mais verossímeis para mim. Percebo que o impremeditável torna-se fabuloso na vida das pessoas; ele consegue se metamorfosear em presente quando quiser e não há recusa, só surpresas! Viver de súbitos é adoecer numa felicidade constante... Ah, como eu gostaria de viver apenas do inesperado, do incalculável valor da emoção - esta que se torna demasiadamente verdadeira! É sonho.

Perdidos estamos todos em um barco, cegos de um lado e de outro, fantasiando ideias, sensações, movimentos, todos sinuosos, os quais nem são reais. Mas o que é real para alguém que está perdido, não é mesmo? Aflição, amargura, desgosto... Estes são os únicos sentimentos iterados, lídimos, e só há uma explicação para que eles sejam assim onipresentes: são ruins. 

A vida que não gira, que não muda, que não canta, que não salta, que não pula, que não busca; que não chora, que não move, que não cansa, que não sorri, que não enfrenta, que não briga, que não beija; que não aperta, que não sonha, que não pensa, que não balbucia; que apenas sorri, que apenas canta, que apenas anda, que apenas salta, que apenas busca; que apenas chora, que apenas cansa, que apenas enfrenta, que apenas briga, que apenas aperta, que apenas sonha, que apenas pensa, que apenas beija; ou que apenas alberga uma gama de situações passadas, fica!, fica para trás, em esquecimento, em falecimento, em linhas Tordesilhas - sem solução; morre!

E você, já se sentiu perdida(o)? Conte-me logo ali nos comentários! Deixe seu relato de uma das sensações mais ínfimas e angustiantes.

 Obrigado por ler até aqui!  ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que dizer de João de Barro de Maria Gadú?

E o que dizer dessa música maravilhosa de Maria Gadú? JOÃO DE BARRO Todas as vezes que a ouço, deito-me em meus devaneios Alusões são infalíveis em minha mente As paixões ressurgem num compasso desenfreado As promessas se esvaem, nada mais me importa. Encontro-me deitado, numa palpável dor sem motivo Talvez uma loucura, uma insanidade de minha mente Me acarreta numa impassiva e contagiante melancolia Tudo isso acontece quando ouço esta música, Esta simples e maravilhosa canção  Que me deixa de queixo no  chão Que me fez até construir rimas, rimas estas Que expressam os sentimentos quando a ouço Mesmo que tamanha seja a dor... TODAVIA...

cuidado...

Já me falavam sobre sentimentos... Não só uma pessoa, mas algumas me falavam. Até porque poucas pessoas sabem o que são sentimentos. Fui vivendo, aprendendo cada um deles. O mais interessante de todos foi o cuidado, e eu, antes de tomá-lo, acreditava que cuidado não era sentimento. Porém, aprendi a senti-lo: sentir cuidado. 

PaReCe Que...

Fotografia do próprio autor deste blog, Bruno Silva, tirada no Museu da Imigração do Estado de São Paulo.  Olho a porta entreaberta, vejo a mulher mais importante da minha vida. Ela está ali, mais uma vez, varrendo o chão, cuidando, distribuindo amor. Ela está ali, mais uma vez, realizando aquilo que mais ama, me inspirando, inspirando os outros ao seu redor.